quinta-feira, 16 de agosto de 2012

ESQUEMA DAS TORRES

Conheceremos uma torre genérica do Forte das Armas, lar de um dos sete clãs. Pouco se varia de uma torre a outra, exceto no subterrâneo e as muralhas externas.

A Torre de Urgosh ainda não alcançou os andares residenciais, mas seu "clã" é pequeno ainda. Basicamente os construtores e os parentes mais íntimos do casal Azrim e Fargred.


MURALHA EXTENDIDA

A maioria das Torres são anexas à muralha do Forte – exceção à Torre da Bigorna - segmentos de rocha de quatro metros de altura por dois de espessura. No ponto em que Torre e Muralha se juntam, uma breve muralha circular envolve parte da base como uma meia-lua, e ergue-se sete metros, até firmar a estrutura maior. Este trecho é mais espesso, e pequenos quartos são feitos pelo aro interno.

- Caserna - Tanto cadetes em treinamento como os capitães da milícia familiar e da armada da cidadela vivem em cômodos incrustado na base da extensão da muralha estendida, sempre com a porta voltada para a Torre. Os cadetes ficam em um dos dois alojamentos estreitos - basicamente a extensão de uma cama e um corredor de circulação - enquanto oficiais possuem aposentos mais confortáveis, com dois ou mais cômodos, mas sempre longitudinais.

- Armoaria menor - As armas de cada clã são guardados nos andares intermediários das Torres, mas a armoaria menor possui um pequeno contingente para treinamento ou quando precisa-se de um grupo armado emergencial.

- Escada externa - Pela face da muralha estendida voltada para o oposto da torre sobe uma escada pelo semicírculo Por ela, é possível ter acesso à passagem da Grande Muralha que circunda o Forte das Armas. Também há uma grossa porta de carvalho no fim desta, que leva, quando aberta e acessível, aos andares intermediários das Torres.

Visitantes ou contatos comerciais que ainda não conquistaram a confiança dos anões para passar pelo Salão Familiar pode usar essa escada para ter acesso aos Andares intermediários. Mas facilmente, em ocasião de emergência, a porta pode ser escorada e esse acesso inutilizado.


BASE:


- Salão de Acesso - Imediatamente abaixo das esculturas de alto-relevo da arma que batiza a torre, á uma protuberância chamada de "salão de acesso". Um bom arquiteto percebe que é um anexo à rocha natural que foi esculpida na Torre. E também que estão sempre voltados na direção do Pátio do Mercado. Mesmo nas afastadas Torres da Maça e do Machado Anão.

Suas paredes costumam ser decoradas com passagens da história do clã. Mas também pode se tornar uma pequena arena improvisada. E ele dá acesso ao Salão Familiar, se os portões não estiverem fechados.

O Salão de Acesso é a base de sustentação da torrete de atalaia, mas não possui acesso direto.

- Salão Familiar - quase a totalidade da área livre da base forma esse salão, com nove metros de altura, com um mezanino intermediário á escada interna que dá acesso aos andares superiores. Lá ocorrem os grandes bailes e banquetes do clã. Ele pode, em ocasião de estresse, ser isolado com o fechamento de dois pesados portões de aço qualidade anã, tornando a Torre uma pequena fortaleza dentro de uma grande fortaleza.

O Salão Familiar da Torre da Maça, contudo, é um Templo a Moradin. Também são realizados festejos, mas geralmente de cunho mais solene, como casamentos e enterros de anões importantes das Torres.
Mesanino
- Grande Cozinha e Dispensário - na extremidade oposta aos portões do Salão Familiar, a maior cozinha da Torre encontra-se. Ventilado por frestas altas para guiar para fora fumaça e cheiros, os cozinheiros preparam banquetes para o clã inteiro em grandes comemorações, embora as maiores exijam fogueiras externas para assados mais rústicos.

 O dispensário guarda reservas de alimentos e conjunto de mesas modulares, cadeiras, e em alguns casos, decorações a serem trazidos ao Salão Familiar em ocasiões especiais. Se seu conteúdo for usado inteiramente, pode levar festejos além dos salões da base da torre.

- Escadarias - acesso interno ao Mezanino do Salão Familiar - e por consequência a lustres e locais altos a pendurar enfeites - e segue-se aos andares intermediários. O teto neste trecho é propositalmente baixo para não agredir a arquitetura do salão e porque não foi projetado para criaturas mais altas que um anão.


ANDARES INTERMEDIÁRIOS

Alguns clãs tratam de seus negócios em sua própria torre, como Bigorna, Lança e Martelo. Assim, os escritórios profissionais são encontrados nesses andares.

Sua estrutura não é completamente funcional. Quando da construção das Torres, algumas décadas haviam se passado, e esses escritórios serviram como moradia dos familiares até os Andares Superiores estarem concluídos. Assim, estruturas como cozinhas são facilmente delineados

Não há grande padrão entre as Torres. Em regra, há um escritório de acesso aos que chegam das escadas na Muralha Estendida, seis alcovas menores e uma alcova grande. Alguns desses são convertidos em cofre para tesouros ou armas, depósito de alimentos ou água – dispensando viagens mais longas aos poços – ou mesmo salões secretos para atividades reservadas do clã.

- Escadaria espiral – A espinha de sustentação da torre é uma continuação do segundo lance de escadas proveniente do mezanino dos salões familiares. A passagem é ampla, mas o teto é baixo, causando desconforto para qualquer humanoide mais alto que um anão, mas grandes objetos podem ser levados até os salões familiares.

- Acesso à Torrete de Atalaia – uma torre secundária de dois pisos, acessível pelo mezanino, torna-se uma torre de vigília voltada para o interior do Forte das Armas. Por ela, é possível controlar quem entra pelo Salão de Acesso ou pelas escadas da Muralha Estendida.

CRIPTA

O subterrâneo de uma Torre das Armas é um cemitério do clã. Mas também liga-se a túneis naturais vigiados pela milícia do clã que assenhora-se da Torre. Rotas de fuga e mesmo acessos secretos de uma torre à outra existem nesta região, mas são segredos vitais de cada clã e do Forte.

Boatos indicam que é possível de qualquer torre alcançar o fosso, e mesmo o antigo campanário (futura Torre do Urgosh).

ANDARES RESIDENCIAIS.

Clãs do Forte das Armas chegam a ultrapassar facilmente os 50 membros. É possível, com algum esforço, acomodar todos nos cinco andares finais das torres, mas muitos preferem ter suas residências em casas da base, seja por problema de saúde, conforto, ou motivos pessoais.

Quanto mais alto o andar, mais amplo e confortável os aposentos familiares. No último andar, apenas os familiares sujeitos diretamente ao chefe do clã vivem.

É possível chegar ao terraço ou a um dos quatro mirantes projetados das Torres. A elite da guarda de cada família, quando em tempo de vigília, pode vigiar por vários quilômetros além das muralhas e dos montes circunvizinhos. Contudo, somente quando a Torre do Urgosh estiver pronta (considerando ela estar ligeiramente mais elevada que o Forte), o domínio visual da região estará garantido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário