quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Conheça Dol'oalm, O Forte das Armas

Localização: Costa da Espada, cordilheira da espada, a 01 dia da estrada que liga Neverwinter a Baldu's Gate

Torre do Machado Anão
A família de Belkarl do Machado Anão viu-se uma noite acordada pelo patriarca. Tivera um sonho no qual Moradin apareceu e ordenou que uma fortaleza fosse erguida na entrada das Montanhas da Espada. Essa fortaleza deveria ser acima do solo, para não insinuar que fosse escondida. E cada torre deveria brandir uma arma, em desafio aos inimigos da lei e dos anões. Claro, outros acreditam que Belkarl pensou na eventual expansão com um forte entre Watherdeep, Neverwinter, e a Cordilheira da Espada, mas não ousam dizer isso na frente de um anão de Dol'oalm.

Assim, Belkarl buscou seu irmão, Belgen o Arquiteto, para o projeto e para liquidar as economias do clã. Belgen, por obediência ao irmão mais velho, fez a contragosto, com o auxílio da Gilda de construtores. Como compensação, foi dada a ele a emancipação do clã e uma torre, uma vez o trabalho fosse concluído. Juntaram-se a eles, por fé, visão de oportunidade, ou desgosto, Glanerl, Helkas, e Therin - Respectivamente Espada, Maça e Martelo. Ainda na fundação da obra, para garantir reforços e a continuidade de suprimentos, foram dado torres para Eririo da Bigorna, e Vallon da Lança. Assim, houve o surgimento dos Sete clãs do Forte das Armas.
A construção das Torres e dos muros levou um século. Constantes ataques de bandidos e monstros da região ameaçavam desacreditar o sonho de Belkarl. Mas ao saberem que uma fortificação estava sendo erguido entre a estrada e as montanhas, guildas de mineração e viajantes passaram a apoiar tal obra, e com seu auxílio, pensando na proteção de suas caravanas e um entreposto.
Belkarl não chegou a ver a compleição da última torre, mas mesmo hoje é considerado o Ancestral da Torre do Machado Anão, e fundador de Dol'oalm.

A Torre do Machado Anão é a mais antiga e importante do Forte. Seu chefe de clã também acumula a função de burgomestre - chamado aqui de MESTRE CASTELÃO - e tem poder de veto em todas as decisões do Conselho das Torres e mesmo na nomeação de chefes de clãs.

Os milicianos da Torre do Machado possuem autoridade sobre a milícia citatelina da Torre da Espada ou mesmo os clérigos do Forjador da Torre da Maça. Seus magistrados resolvem conflitos entre torres, e mesmo quando é nomeado um chefe de clã, o Mestre Castelão possui poder de veto. Contudo, historicamente, nunca houve abuso dos poderes extraordinários dos Mestres Castelões, embora indivíduos isolados da Milícia do Machado Anão no passado extrapolaram um pouco os limites.
Outra atividade da Torre do Machado Anão é o resguardo da história. Com uma guilda copista, eles procuram preservar a cultura de sua raça que por pouco não foi extinta durante as guerras. Também financiam incursões de busca de tesouros históricos por toda Faerum.
O Mestre Castelão tende a abandonar seu nome anterior em prol do título.  O atual, outrora chamado de Farak (Fighter 4), é filho de Belkarl. Considerado um segundo pai para os jovens de armas de Dol'oalm. Recentemente, escolheu um favorito da Torre do Martelo, o competente embora áspero Tholen.

Torre da Bigorna
Na ocasião de fundação das Torres das Armas, a necessidade de uma família especialista na forja de armas, armaduras e ferramentas era inegável. Mas poucos abandonariam terras ancestrais para arriscar-se numa região então erma e perigosa. Eririo, Fundador do clã, era na época um vendedor mais talentoso do que um forjador. Seu tino por oportunidades pesou mais que a qualidade de suas armas.
Assim, exigiu para si uma torre e direitos iguais às seis famílias para a fixação de seu clã. Trazia como moeda de troca a confiança de guildas de mineração que facilitariam o acesso a matéria-prima metálica, e uma lábia afiada. Belkarl concordou com os termos.

A Torre da Bigorna localiza-se no interior da fortificação, e não anexa à muralha externa. Salvo raras exceções, seus membros tendem a preferir tornarem-se profissionais e artesãos a juntar-se às forças militares. O atual chefe da torre é Farval (expert 9). Neto mais velho de Eririo, com a morte prematura de seu pai e conquistando ascensão sobre dois dos seus tios. Competente forjador, diplomata e de diversas outras artes anãs diferente da batalha.

Torre da Espada

Glanerl, General aposentado de Undermountain que perdia prestígio político, decidiu seguir com sua família para uma nova desventura, aceitando o chamado de Belkarl. Contudo, antes de terminarem a obra da torre, ele faleceu protegendo uma caravana de suprimentos de saqueadores gnols. Por sua honra e bravura, ele é considerado o primeiro chefe do Clã, e protetor perpétuo da Milícia do Forte das Armas.

Embora não tão refinados guerreiros como indivíduos dos demais clãs, da família da Espada surgem sem dúvida os mais profissionais combatentes do forte. Por isso, desde a fundação, é tradição que o chefe da torre assuma também a milícia da cidadela, e mesmo seja o capitão da caserna, inclusive treinando guerreiros de outros clãs. Glanerlten (Warrior 6) não é exceção. Chefia a casa e a milícia, só abrindo mão do treinamento dos familiares para seu filho, Glanerl II. (Warrior 3)

Torre da Lança

Anões não possuem grandes tradições de cavalaria, mas ao aceitar o nobre Vallon, não só adquiriram combatentes refinados como seus vigorosos pôneis para transporte e combate.
O Clã da Lança possui uma pequena ara de pôneis e treina com eles a arte do combate montado. Mas ainda assim, essa atividade é apenas secundária à torre, diante da resistência de orgulhosos anões admitirem sua fraqueza no deslocamento.
Artesões da Lança são os melhores joalheiros do forte, talento grandemente apreciado por seus vizinhos, e que lhes garantem a maior fortuna dentre os clãs, e por consequência melhores casamentos. Também fornecem transporte para caravanas locais, firmando laços fortes com a Torre da Bigorna.
Bolguk (rougue 5) é o líder da casa por herança de seu pai, embora não muito por merecimento. Embora mortífero em combate individual, não só ignora a arma patrona da torre em troca de uma espada curta, como possui moral questionável, sendo claramente o menos apreciado do Conselho das Torres.

Torre da Maça
Helkas, fundador do clã, aceitou com humildade a doação de uma torre inteira dedicada aos seguidores de Moradin. Fez de seu salão familiar um templo aberto aos demais moradores do Forte para orações e para festejos maiores das religiões anãs.

Com o respaldo da religião, a Torre da Maça não tem registro de intrigas ou conflitos com as demais torres. Chegou a sagrar o Primeiro paladino do Forte em outra torre: Bufir, chefe da Torre do Martelo.
 Quase a totalidade de devotos e clérigos atuantes no Forte das Armas pertencem a este clã, seja de nascimento ou mesmo aqueles com vocação pedindo dispensa a suas casas nativas. Hoje, acumula o título de Alto sacerdote, chefe da Torre da Maça e conselheiro-mor Helrin (clérigo-5). Filho de Helkas.

Torre do Machado
Belgen (fighter 4 expert 2), irmão do Grande Belkarl, seguiu o Fundador das Torres das Armas na função de arquiteto. Ele quem projetou as torres, e por isso foi agraciado com sua própria, recebendo independência do clã do Machado Anão. Com o passar dos séculos, o fundador foi treinado como combatente, embora as questões estruturais permanecessem a cargo dele e sua família, como ainda o é hoje.

Belgen permanece vivo hoje, com 420 anos. É o mais velho anão na cidadela, o último dos Fundadores, e carrega o respeito de todos por isso. Seu clã é chamado de "Os engenheiros", encarregados da infraestrutura do Forte e manutenção em geral.

Torre do Martelo

Therin Dueguir e seus filhos eram uma família menor de um clã de mercenários, mas sempre foi insatisfeito com a liderança do clã. Quando Belkarl do Machado Anão buscou a guilda atrás de armas de aluguel para sua ousada empreitada, recebeu da guilda um valor irrealizável para o serviço.

Belkarl já estava a ponto de desistir, quando Therin se voluntariou e questionou a liderança do clã pela má vontade. O conflito provocou o banimento de Therin, mas Belkarl viu naquele honrado anão um sinal de Moradin. Therin Dueguir rebatizou-se como Therin da Torre do Martelo, e fez o mesmo com seu clã. Embora não trouxesse grandes riquezas consigo, pela honra ganhou respeito e amizade da Torre do Machado Anão.

A despeito disso, os anões da Torre do Martelo sempre tiveram esse sentimento de "baixa nobreza". Permaneceram como mercenários contratáveis para caravanas, e aceitando de bom grado alianças com as demais torres. Daí uma tradição de combate defensivo, quando não usando escudos-torres.

A Torre do Martelo não possui milícia própria de grande monta, mas por séculos foi conhecida por indivíduos excepcionais, como Bufir (paladino-2 guerreiro-2), atual chefe da Torre e sagrado "Campeão Divino de Moradin", e Tholen, o viajante, flagelo de Vorbix, cujas notícias de feitos comparam-no em poder de luta ao próprio Mestre Castelão.

“Falsa Torre” de Urgosh

A primeira estrutura do Forte das Armas foi um campanário de vigília, no alto da colina que margeava a estrada para as montanhas da espada. Mas por motivo de espaço, as Torres das Armas foram erguidas em um platô mais baixo, do outro lado da estrada. E com ataques posteriores de feras e bandidos, o campanário ficou abandonado por séculos.
Há dez anos, houve a troca da chefia da Torre da Lança. Azrim (aristocrata 3) sempre foi um bom administrador das economias da casa, mas foi preterido por Bolguk. Não aceitou bem que o chefe da casa fosse um lutador melhor a despeito de seus talentos.
Outro insatisfeito sobre a política das Torres foi a anã Fargred (Bárbaro 3). Não sendo aceita como soldado da torre por ser mulher e filha preciosa do ancião, aprendeu a lutar sozinha, uma arte única, mais visceral e selvagem. Filha de Belgen, o respeitável ancião, viu na demora dele deixar a liderança do clã uma afronta, pois sabia que lutava melhor que seus irmãos e primos.

Azrim e Fargred se encontraram e decidiram por um ousado plano de ascensão social: Casaram-se (para alívio da Torre do Machado, que via na vida do lar uma forma de acalmar sua filha). Com os recursos trazidos pelo herdeiro da Torre da Lança, e o conhecimento de arquitetura acessível à Torre do Machado, eles ergueriam uma nova Torre.

Não só o problema de espaço na fortificação como a óbvia recusa do mestre castelão, o casal decidiu "presentear" o Forte das Armas reformando o antigo campanário. Mas  com o tempo, percebe-se que a obra é obviamente grande demais para ser um simples posto de alerta. 

Azrim e Fargred já se apresentam a forasteiros como Urgoshtower. Acham apropriado, já que a arma é parte machado, parte lança. Os planos do casal não está claro, mas seu desfecho deve ser uma cadeira do conselho, nomear Azrim fundador e Fargred chefa do clã com voz no conselho.

Tholen deixou Dol’oalm quando o salão da base e os primeiros pisos da “falsa torre” estavam para ser inaugurados. A construção total deverá levar um século, e até lá se imagina que Azrim e Fargred exponham seu plano.

Forte das Armas


Um comentário: